Dados do IBGE apontam um novo crescimento na expectativa de vida dos brasileiros. De acordo com a entidade, as pessoas que nascerem neste ano viverão em média 76,7 anos; as que nascerem em 2040, até 79,9 e em 2060, até 81,2 anos. Entre os estados, a maior expectativa de vida foi encontrada em Santa Catarina (79,9 anos) e a menor no Maranhão, (71,4 anos).
Para te ajudar a viver muitos anos, separamos algumas dicas para que você possa se tornar parte dessa estatística.
Durma bem
Durante o sono, o corpo humano produz proteínas extras que fortalecem a imunidade e ajudam o nosso sistema a combater infecções e doenças. Além disso, enquanto nós dormimos, ocorre a regulação hormonal e a renovação das células. Por isso, procure dormir pelo menos 8 horas de sono diárias.
Dê valor a sua alimentação
Uma dieta saudável é essencial para manter a qualidade de vida e para garantir a longevidade: ela pode retardar o envelhecimento, melhorar a performance mental e física e melhorar a resistência do sistema imunológico.
Para aproveitar esses benefícios, reduza a gordura, sal e açúcar; procure comer ao menos cinco porções diárias de fruta; evite ao máximo os alimentos industrializados, refinados e embutidos e valorize as refeições orgânicas.
Não fume
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Desse número, 7 milhões de mortes são causados pelo fumo direto e cerca de 1,2 milhão são causados por exposição ao fumo passivo.
O cigarro aumenta o risco de mais de 50 doenças, entre diversos tipos de câncer, infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por isso, se você é fumante ativo ou passivo, procure ter consciência dos riscos e abandone o tabagismo. Se necessário, procure recorra a ajuda profissional.