Namorar, para a maioria das pessoas, significa adicionar uma linha a mais na planilha de custos. E, honestamente, pode ser verdade. Para encontrar a pessoa amada e realizar atividades a dois, dinheiro é necessário.
Longe de sugerir que você abra mão de dividir momentos especiais, o objetivo aqui é que isto seja feito com critério.
Por isto, aproveitaremos a véspera do Dia dos Namorados para dar dicas de como construir um relacionamento saudável também no sentido financeiro.
Comecem a praticar!
Conversem sobre seus objetivos financeiros
Casais fazem planos, certo? Um ponto fundamental na construção de uma relação saudável em qualquer sentido é manter um diálogo aberto: nas finanças não é diferente.
Mesmo que seu momento não seja de casamento iminente, conheça as metas financeiras de seu parceiro e o estimule a chegar em conquistas. Para começar, estabelecer um orçamento para passeios e atividades a dois é uma boa dica.
Aproveite a oportunidade de evitar gastos
Muitos programas românticos, especialmente na pandemia, podem ser realizados em casa. Não é realmente necessário sair sempre para comer bem, assistir a um bom filme ou divertir-se a dois. Busque praticar programações que visem o mais importante: estar perto de seu amado.
Compartilhem investimentos
Como em tudo que vocês têm dividido, discutir as melhores formas de planejar o futuro é passível de compartilhamento. Obviamente, sua privacidade financeira deve ser respeitada, entretanto, não há razão para não partilhar planejamentos e estratégias.
O pensamento no futuro financeiro é um hábito que deve começar cedo em qualquer relacionamento.
Dividam pagamentos
O ponto pode ser polêmico, contudo, um casal que busca por saúde financeira divide contas, sim! Esta é uma forma simpática e justa de respeitar a saúde financeira no relacionamento. Se vocês estabelecerem um orçamento conjunto, aproveitarão muito mais suas saídas a dois e não terminarão o mês no vermelho.
Amar é maravilhoso e a forma mais especial de estar na vida de alguém é valorizar o trabalho e os esforços do outro. Deste modo, não importa em que ponto o relacionamento esteja: a parceria será o maior trunfo a dois.
Feliz Dia dos Namorados!