Imposto de Renda 2022: saiba como declarar o que investiu em previdência

Seu investimento pode ser deduzido

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começa dia 7 de março, mas você já deve começar a se preparar para preencher o documento corretamente para não ter problemas com a Receita Federal e é fundamental informar as contribuições feitas no seu plano de previdência privada na modalidade PGBL.

Se você tem dúvidas sobre como declarar corretamente esses rendimentos, confira algumas orientações:


Qual modelo de declaração escolher?

Quem precisa entregar a Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda poderá escolher entre dois tipos de formulários: o completo e o simplificado.

O próprio sistema da Receita possibilita ao contribuinte verificar qual é a melhor opção em cada caso. O ideal é preencher a declaração pelo modelo completo e depois verificar qual é a mais favorável.

Modelo simplificado

Qualquer pessoa pode optar por esse modelo de declaração, independentemente da renda.  Ao fazer a opção pelo modelo simplificado, o contribuinte terá um desconto único de 20% sobre a renda tributável, desde que o valor não supere o teto estabelecido anualmente pela Receita Federal.

Nesse caso não haverá deduções com despesas médicas, gastos com dependentes, educação, contribuições à previdência complementar, etc.

Dessa forma, o modelo simplificado é mais indicado para pessoas que não têm muitas deduções a fazer.

Modelo completo

Se você tem muitas deduções a fazer e contribui para um plano de previdência complementar, talvez a melhor opção seja o modelo completo.

Para as deduções com dependentes e com educação, a Receita estabelece um limite anual máximo de descontos, ao passo que as despesas médicas podem ser deduzidas integralmente. Lembre-se que é importante guardar os comprovantes durante cinco anos.

Nesse modelo, é possível deduzir da base de cálculo do IR as contribuições feitas aos planos de previdência até o limite de 12% da renda bruta anual. As contribuições feitas aos planos de previdência de dependentes menores de 16 anos também entram nessa conta.

Prepare-se! O prazo está para começar.

 

 

Tags: imposto de renda IR 2022 previdência complementar

Veja mais